Mais Lidas

Games nas comunidades

Alunos de escolas públicas fazem oficinas de 'profissões do futuro'

Projeto passa por Engenho da Rainha, Rocinha, Coelho Neto e Pavão
Projeto passa por Engenho da Rainha, Rocinha, Coelho Neto e Pavão -

Nada de profissionais convencionais, como médicos, advogados ou engenheiros. Com a chegada da era digital, os jovens estão cada vez mais interessados em exercer as chamadas 'profissões do futuro', como youtuber, e-atleta ou até desenvolvedor de games. E para incentivar esse caminho pouco encorajado no Brasil, e descobrir novos talentos no Rio, a empresa For Games, em parceria com o Metrô Rio, aposta em quatro oficinas para cerca de cem jovens estudantes de escolas públicas do Rio. Nos próximos cinco meses, a empresa percorrerá unidades escolares de diversas comunidades cariocas para promover o projeto.

Entre as áreas escolhidas há localidades nas zonas Norte e Sul do Rio. O projeto passará pelo Engenho da Rainha, Rocinha, Coelho Neto e Pavão-Pavãozinho.

A porta de entrada do projeto será um 'Torneio Intercolegial de Games' que acontece ainda neste mês de setembro, em que estudantes de 12 a 18 anos podem participar. A ideia é oferecer uma competição amigável de videogames por meio do sistema de "mata-mata" e acumulação de pontos.

Ao final do torneio, os 25 melhores alunos de cada comunidade serão presenteados com uma oficina gratuita de Gamedesign, no qual os jovens poderão aprender a desenvolver jogos eletrônicos.

A primeira competição, de uma série de disputas previstas esse período de projeto, foi na sexta-feira passada, na Escola Eurico Sales, em Engenho da Rainha. Já no dia 28, às 9h, será a vez dos jovens da Rocinha participarem do torneio na Biblioteca Parque.

Em outubro, estão previstas disputas em escolas públicas nas comunidades de Coelho Neto, no dia 5, e no Complexo do Cantagalo, no dia 19, ambas ainda sem horário definido.