Mais Lidas

Inclusão no mercado

Número de vagas para PcDs aumenta, mas especialistas pontuam dificuldades

Estação pede tapetes e cortinas mais leves para a decoração
Estação pede tapetes e cortinas mais leves para a decoração -

No ano passado, o Brasil bateu recorde de contratações de pessoas com algum tipo de deficiência. De acordo com levantamento feito pelo extinto Ministério do Trabalho, em 2018, o número de pessoas com deficiência admitidas chegou a mais de 46,9 mil profissionais, um crescimento de 20,6% em relação a 2017. Ainda segundo a pesquisa, o número do ano passado foi o maior desde 2003, quando começou a ser registrado. Porém, especialistas afirmam que muitos obstáculos precisam ser enfrentados para os PcDs conquistarem oportunidades ou mesmo permanecer na vaga alcançada.

"Nos últimos anos, houve avanço no cenário de contratação de PcDs, precisamente a partir de 2004. Porém, ainda há muito o que ser feito. Mas há sim o que se comemorar", explica Carolina Ignarra, sócia e fundadora da Talento Incluir, consultoria de inclusão de pessoas com deficiência. 

O operador de perecíveis Jorge Salvador de Oliveira, de 53 anos, é um bom exemplo de profissional que driblou as obstáculos e conquistou uma vaga no mercado de trabalho. Há 14 anos, ele trabalha em uma unidade da rede de supermercado Mundial.

"Antes de conseguir esse emprego, enfrentei diversas dificuldades por causa da minha deficiência. Nunca desisti de enviar currículo e uma hora surgiu uma oportunidade no mercado", afirma Oliveira.

De acordo com Carolina Ignarra, as empresas precisam modificar a cultura empresarial e se preparar para receber funcionários PcDs. "Há muito o que ser feito, por exemplo, criar um grupo de afinidade, pois os funcionários com a questão de acessibilidade também, entre outros fatores", explica. 

Ainda segundo ela, os gestores precisam promover um acompanhamento próximo desses funcionários. "É necessário fazer um envolvimento periódico, de dois em dois meses, ver o que foi delegado para ela. Dessa forma, o funcionário se desenvolverá rapidamente e no perfil que a empresa quer", finaliza Carolina.

O atacante Talles Magno teve dificuldade em superar a marcação Daniel Castelo Branco
Estação pede tapetes e cortinas mais leves para a decoração Divulgação
Libras é um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação Divulgação
Ágatha Félix morreu no Hospital Getúlio Vargas após levar tiro Arquivo Pessoal
Marcinho disputa bola no alto com o atacante Pablo, autor do gol do São Paulo nos acréscimos VITOR SILVA/BOTAFOGO
Larissa Manoela Divulgação
Gabigol sobe mais do que a zaga mineira para abrir o placar da vitória do Flamengo no Mineirão Alexandre Vidal / Flamengo
Tricolor Daniel Alves disputa bola com zagueiro Gabriel; defesa do Botafogo cometeu falhas Reginaldo Pimenta
João Pedro tenta pressionar saída de bola do Goiás: garoto teve atuação apenas discreta no jogo LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE F.