Mais Lidas

O tipo ideal de janela

Profissionais esclarecem dúvidas sobre como escolher a peça certa para o lar

Peças de alumínio e aço apresentam o maior custo-benefício e não demandam tanto cuidado
Peças de alumínio e aço apresentam o maior custo-benefício e não demandam tanto cuidado -

As janelas são elementos indispensáveis para a estrutura de uma casa ou de um apartamento. Afinal, são responsáveis pela ventilação e iluminação natural dos cômodos, além da sua participação direta na segurança do imóvel. Mas, como escolher uma janela? O que o morador deve levar em consideração na hora da compra? São dúvidas comuns no momento de decidir o modelo ideal para o lar. Pensando nisso, especialistas explicam os tipos certos.

Para a escolha do material, é necessário levar em consideração as prioridades da obra. No caso da madeira, o morador terá um ótimo isolamento térmico e acústico, mas é necessário uma manutenção regular, que eleva o custo.

As peças de alumínio e aço proporcionam um bom custo-benefício e não demandam tanto cuidado. Já esquadrias de PVC são extremamente duráveis e praticamente dispensam cuidados. "As esquadrias de alumínio e aço são as mais comuns e procuradas. Na maioria dos projetos que executo os próprios clientes optam por elas", explica o arquiteto Pietro Terlizzi.

Para cada ambiente, é necessário um tipo de janela. No caso de apartamento, a janela deve atender às especificações do condomínio, já que compõem a fachada do prédio e devem seguir um padrão.

Para as casas, o modelo de janela pode seguir as preferências do cliente. Com relação à instalação, é imprescindível seguir as orientações indicadas pelo fabricante. Algumas janelas utilizam o contramarco e outras podem ter a espuma de poliuterano, então é necessário ir além da percepção técnica. "Um profissional especializado é fundamental para o sucesso do projeto", afirma Andrade.