Mais Lidas

Um milhão de quilômetros

Ford reconhece dono por marca alcançada a bordo de Verona 1990 com placa comemorativa

Ao longo de 27 anos, pneus do carro foram trocados 
46 vezes
Ao longo de 27 anos, pneus do carro foram trocados 46 vezes -

Rodar mais de 1 milhão de quilômetros é um feito para poucos carros. O Ford Verona GLX, ano 1990, do paulista Creso Peixoto, engenheiro, professor e piloto de pequenas aeronaves, atingiu esse marco. Adquirido em 1992, o modelo mantém até hoje sua mecânica em perfeitas condições. Fã da marca, o engenheiro ainda registrou todos os custos e a vida útil dos componentes do veículo ao longo desses 27 anos.

O feito é tão importante que, como reconhecimento a essa lealdade, Creso Peixoto foi presenteado com uma placa em homenagem ao marco de 1 milhão de quilômetros pelo presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, na sede da empresa em São Paulo.

De acordo com a empresa, nascido em Campinas, no estado de São Paulo, o engenheiro civil de 62 anos, com mestrado em transportes, viveu muitas histórias a bordo do sedã. Dessa experiência, veio o desejo de fazer um diário de bordo do carro, assim como fazia com os aviões. "Meu primeiro carro foi um Ford Corcel 1973. Desde então, fiquei fã da marca por causa do acabamento e conforto. Por isso, o segundo carro que comprei foi um Corcel versão LDO, que significava 'Luxuosa Decoração Opcional'. Depois, veio o Verona GLX, que quer dizer Grand Luxo", conta.

Acostumado a tomar nota dos gastos e do rendimento de seus veículos, o engenheiro usou o Verona como laboratório para saber se o modelo mudaria os padrões de custos dos seus veículos anteriores. Corcel e Corsel LDO foram trocados com cerca de 200 mil km, mas ele manteve o sedã de 1990 por mais tempo. Primeiro, até os 500 mil. Como o modelo rendeu bem, resolveu partir para o desafio do milhão.

Ao longo de 27 anos, pneus do carro foram trocados 46 vezes Divulgação
Engenheiro tem feito reconhecido pela Ford Divulgação