Mais Lidas

A hora certa de trocar

Especialista dá dicas que amenizam o consumo em excesso da bateria do carro

Troca das baterias deve ser feita sempre respeitando a orientação de amperagem e modelo que constam no manual do proprietário
Troca das baterias deve ser feita sempre respeitando a orientação de amperagem e modelo que constam no manual do proprietário -

Central multimídia, ar-condicionado digital automático, start-stop, painel digital... O número de tecnologias embarcadas em um carro cresceu nos últimos anos e, com essa lista, também aumenta a importância da bateria. Segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), apesar de passar despercebido, o item tem um papel fundamental no bom funcionamento dos eletroeletrônicos do carro, como trava das portas, acionamento das janelas, ar-condicionado e kit de mídia.

Emerson Feliciano, superintendente técnico do Cesvi, explica que, antes de fazer qualquer alteração ou substituição na bateria do veículo, é fundamental checar e consultar as indicações do equipamento original presente no manual do proprietário. "As baterias, mesmo que originais (vêm com o veículo) tem a vida útil de dois ou três anos. Contudo, algumas podem durar mais ou menos tempo, dependendo exclusivamente da sua rotina e do uso do veículo".

De acordo com ele, existem alguns cuidados básicos que o motorista pode ter que amenizam o consumo em excesso da bateria. O primeiro deles, indicado para carros que ficam muito tempo parados, é criar o hábito de dar a partida nele pelo menos uma vez a cada 15 dias e deixá-lo funcionando por pelo menos cinco minutos.