Mais Lidas

Airbag do lado de fora

Empresa desenvolve equipamento que evita 40% de danos em colisões laterais

Sistema usa sinais mandados por câmeras e sensores para identificar o risco de colisão
Sistema usa sinais mandados por câmeras e sensores para identificar o risco de colisão -

A ZF, tradicional fabricante de peças automotivas, apresentou na última semana um novo sistema de airbag externo que evita o risco de morte colisões laterais. De acordo com a empresa, o item de segurança reduz em até 40% a força das batidas desse tipo e os danos causados aos ocupantes por elas.

Segundo a empresa, o mecanismo é ativado por meio de sensores e câmeras instalados na lateral do veículo. Juntos, os componentes identificam o risco de colisão e encaminham os dados para um sistema computadorizado. Esse software é quem identifica a batida e toma a decisão de abrir ou não a bolsa de ar.

Piscar de olhos

Se a pancada do outro carro for iminente, o airbag será liberado da soleira lateral e abrirá em até 150 milissegundos (tempo menor que um piscar de olhos). A bolsa forma uma barreira e evita que o veículo seja danificado pelo outro carro. O tamanho do dispositivo também pode variar de 280 a 400 litros, dependendo da distância de entre-eixos do veículo em que será instalado.

O sistema de segurança é capaz de reduzir o impacto do outro veículo em até 30%. Dessa maneira, diminui os ferimentos dos passageiros em casos de acidentes. Além de acionar os airbags, a tecnologia pode emitir avisos para motorista e passageiros sobre o risco de colisão no painel de instrumentos.