Mais Lidas

O primeiro carro brasileiro

Com peças vindas da Alemanha, F91 da Vemag foi a primeira perua nacional

Modelo da Vemag foi o primeiro carro fabricado no país
Modelo da Vemag foi o primeiro carro fabricado no país -

O Dia do Automóvel é comemorado hoje. A data foi criada em 1934 pelo então presidente Getúlio Vargas, mas só 22 anos depois, em 1956, o primeiro veículo oficialmente nacional foi colocado nas ruas do país. Trata-se da perua F91 Universal, fabricada pela Veículos e Máquinas Agrícolas S.A (Vemag).

Popularmente conhecida como 'Vemaguet', a F91 se enquadrava na classificação de "camioneta de transporte misto". Pelo porte e espaço interno, o modelo podia ser considerado uma das principais opções de veículos para quem tinha famílias grandes.

Como não demandava muita força, o conjunto mecânico era simples, mas resistente. AF91 tinha um motor de ciclo 0.9 litro, que era capaz de gerar 38 cv. O dois tempos ficava associado a um câmbio de quatro marchas. A tração era dianteira. Em 1957, o modelo ganhou motor de maior litragem e potência. A F91 vinha com um 1.0 dois tempos de 50 cv. O modelo seguiu sendo fabricado até 1967, ano de despedida do modelo.

Concorrente

Mas o posto de primeiro nacional tem outro concorrente, o Romi-Isetta. Lançado meses antes do Vemag, o modelo tinha três rodas, uma porta e levava apenas dois passageiros. O volante ficava preso a essa única porta. A velocidade máxima do modelo era de até 85 km/h, em linha reta. A transmissão manual de quatro marchas e a ré. A produção da Romi-Isetta foi encerrada em 1961 com um total de três mil unidades.

De lá para cá, tudo mudou. O carro mudou, o comprador mudou. Só o que não mudou foi a paixão do brasileiro pelas veículo com quatro rodas.

Modelo da Vemag foi o primeiro carro fabricado no país Divulgação
Fabricação foi mantida até 1967 Divulgação