Mais Lidas

Imprudência ao volante

Estudo aponta que 10% dos motoristas dirigem acima da velocidade permitida

Cerca de 24% dos caminhões analisados estavam acima da velocidade
Cerca de 24% dos caminhões analisados estavam acima da velocidade -

Um em cada 10 motoristas do país dirige em velocidade acima do permitido nas vias urbanas. É o que aponta levantamento da Fundação Mapfre, que realizou 3.796 medições no fim do ano passado e definiu relações diretamente proporcionais entre aumento de velocidade e ocorrência de acidentes.

De acordo com o estudo "Velocidade x Usuários Vulneráveis", tomando como base uma via com velocidade máxima permitida de 60 km/h, o simples acréscimo para 70 km/h aumenta o risco em 40%. A 80 km/h, as chances dobram. E, a 100 km/h, a probabilidade de acidentes é multiplicada por cinco.

Outro aspecto levado em consideração pelo estudo foi a frenagem. Segundo o levantamento da Fundação Mapfre, a uma velocidade de 30 km/h, o carro precisa de 14 metros para parar completamente. A medida sobe para 20m na velocidade de 40 km/h, e alcança os 72 metros quando o veículo está a 120 km/h.

"A velocidade excessiva está diretamente ligada ao aumento de impactos mais severos em caso de colisão. Geralmente, a partir de uma batida a 30 km/h há um aumento vertiginoso no risco de morte, principalmente com as pessoas que estão em situação mais vulnerável, como pedestres e ciclistas, que não têm proteção", comenta Jesús Monclús, diretor da área de Prevenção e Segurança Viária da Fundação Mapfre.

Os mais imprudentes

Entre os veículos observados, 10,2% apresentaram algum nível de excesso de velocidade. Segundo o estudo, as motocicletas foram os tipos de veículos que mais circularam com velocidade acima do permito nas vias, com índice de 33%. As motos foram seguidas pelos ônibus de turismo (28,6%) e os caminhões de até três eixos (24,4%). Já em relação aos carros de passeio, a maior quantidade observada, apenas 8,1% rodavam com excesso de velocidade.