Mais Lidas

Reparos mais baratos

Instituto divulga resultado de prêmio para carros com menor custo de manutenção

Veículos avaliados em testes de impactos são cedidos por marcas
Veículos avaliados em testes de impactos são cedidos por marcas -

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) anunciou, na última semana, a lista dos veículos que alcançaram os melhores índices de reparabilidade em 2018 no Prêmio Car Group. O concurso, na 10ª edição, destaca os modelos que conquistaram os melhores resultados na relação entre custo e facilidade de reparo ao longo do ano.

Em 2018, os prêmios foram distribuídos em 11 categorias. Destaque para a Volkswagen, que conquistou sete dos troféus em disputa (confira a lista completa no infográfico abaixo). Entre os veículos premiados, estava o Virtus, lançamento de 2018, que levou a melhor na categoria Sedan compacto. O Up! levou, pelo terceiro ano consecutivo, o troféu na categoria Hatch Sub-Compacto. Os outros prêmios ficaram com a Citroën, a Peugeot e a Suzuki.

"O ranking contribui como referência aos consumidores, que podem verificar informações relevantes sobre o veículo. Já para as seguradoras e montadoras, o ranking é um grande aliado como indicador para o desenvolvimento de produtos e para a precificação", comenta Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI.

Criado em 1999, o índice compara veículos de uma mesma categoria, levando em consideração a facilidade e o custo de reparo. De acordo com o especialista, o Centro recebe o veículo antes do lançamento e realiza testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e da traseira direita. A medida segue a Norma Internacional do Research Council for Automobile Repairs (RCAR), associação internacional de centros de pesquisa de seguradoras, especializados em reparação automotiva e segurança viária.

Veículos avaliados em testes de impactos são cedidos por marcas Divulgação
batida de carros divulgação
Volkswagen Up! foi o hatch sub-compacto testado com a melhor nota Divulgação
Veículos são submetidos a testes de colisão frontal e traseira com velocidade de 15 km/h Divulgação