Mais Lidas

Nada de 'gato por lebre'

Especialistas alertam sobre principais problemas na hora de comprar um carro usado

Concessionárias e lojas que trabalham com seminovos costumam ter sistemas de checagem independente para identificar fraudes
Concessionárias e lojas que trabalham com seminovos costumam ter sistemas de checagem independente para identificar fraudes -

Entre setembro e outubro deste ano, a venda de usados teve alta de 11,2%, segundo balanço da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Em meio a esse crescimento, também aumenta a preocupação com os cuidados que devem ser adotados para a aquisição de um veículo desse tipo. E, dessa forma, é preciso blindar o consumidor para que ele possa fazer a melhor compra possível.

Especialistas alertam para a importância de redobrar a atenção em aquisições com valores abaixo do pedido pelo mercado. Principalmente, quando se trata de negociação entre particulares. Nesses casos, inclusive, uma das principais dicas é evitar qualquer antecipação de pagamento. Mas não é apenas na parte da negociação que existem fraudes.

Segundo Roberto Bottura, CEO da Checkprice, um dos golpes mais comuns praticados na venda de seminovos e usados é a adulteração da quilometragem no hodômetro. "Aparentemente, os carros mais conservados são aqueles que rodaram pouco e não desgastaram suas peças. Contudo, não é incomum alguns comerciantes adulterarem o número de quilômetros rodados para enganarem os compradores e venderem um carro já bem rodado como se fosse seminovo".

De acordo com o especialista, uma maneira de confirmar a coerência entre o dado e a real situação do carro é analisar a condição de partes específicas, como estado do pedal, do revestimento do volante, dos pneus e até da manopla de câmbio.