Mais Lidas

Serasa: idosos são bons pagadores

Estudo mostra que 91,3% dos que têm mais de 60 anos pagam em dia

Serasa Limpa Nome é oportunidade para quitar as dívidas
Serasa Limpa Nome é oportunidade para quitar as dívidas -

Os consumidores idosos são os que mais pagam em dia empréstimos pessoais e os mais cautelosos com o comprometimento da renda. Levantamento da Serasa Experian mostra que a média nacional do comprometimento de renda com empréstimo pessoal (13,7%) está muito próximo da média de quem tinha crédito consignado (14,2%) em maio. E que a pontualidade dos mais idosos está em 91,3%. A média nacional dos demais grupos é de 85,8%.

"As duas modalidades de crédito são bastante populares e, por terem os menores juros do mercado, são mais saudáveis quando utilizadas de forma consciente pelo consumidor. Como o consignado só pode ser solicitado por quem é assalariado ou aposentado — por ter o desconto direto da fonte —, o pessoal acaba pegando uma parcela maior de pessoas que precisa de dinheiro emprestado", avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Antes de se animar com os indicadores e pegar um empréstimo é bom verificar as taxas que os bancos cobram. Desde março, a taxa de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS passou de 2,08% para 1,80%, enquanto a taxa para o cartão de crédito será reduzida de 3% para 2,70%.