Mais Lidas

Sem máscara? Tome multa

Em três meses, Guarda Municipal registrou 5.200 infrações no Rio

Mesmo com os especialistas afirmando que o uso da máscara é uma das principais formas de evitar a contaminação pelo novo coronavírus, muitas pessoas já deixaram de utilizar o item. Nem mesmo o decreto que determina seu uso e a aplicação de multas para aqueles que não usam a proteção têm surtido efeito. Entre os dias 5 de junho e 3 de setembro, a Guarda Municipal registrou 6.476 multas sanitárias, sendo 5.200 (80,29%) foram exatamente pela falta do uso de máscaras.

A pesquisadora em saúde do CESS/UFRJ Chrystina Barros explica um possível porquê de os cidadãos irem na contramão das recomendações sanitárias. "As pessoas têm se preocupado, mas ao mesmo tempo, tem sinais trocados de diversas lideranças e do próprio poder máximo, do executivo do país, que muitas vezes traz exemplos contrários às orientações das autoridades de saúde. Isso tudo colocado, não conseguiu-se desenvolver nas pessoas através da consciência e educação os bons hábitos que tanto precisamos até que chegue a vacina contra a doença."

Em outra frente, uma ação conjunta da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Ordem Pública interditou, na noite de domingo, uma casa de shows de Madureira e um restaurante no Anil, nas zonas Norte e Oeste, respectivamente. Os locais estavam infringindo as regras da prefeitura sobre aglomeração de pessoas.

A casa de shows fechada fica na Rua Alfeu Faria Castro. No local, estava acontecendo um evento com música ao vivo, com a presença de diversas pessoas. Já o restaurante interditado fica na Estrada de Jacarepaguá. Além de música ao vivo, o local estava lotado, desrespeitando o distanciamento de dois metros entre a pessoas.

Comentários