Mais Lidas

Samu passa para o Estado do Rio

E ainda em setembro, FES começa a substiruir OSs nas unidades de saúde

Movimentação no Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo
Movimentação no Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo -

Começa no dia 19 a mudança de gestão das unidades de saúde do estado, que são administradas pelas Organizações Sociais (OSs) e passarão a ser geridas pela Fundação Estadual de Saúde (FES). A informação é do secretário de Saúde, Alex Bousquet. Nessa primeira fase, a FES vai assumir a gestão do Serviço de Atendimento Médico de Emergência (Samu). A princípio, apenas na capital fluminense.

Até o fim do mês, a instituição vai passar a administrar o Hospital Estadual Alberto Torres e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Colubandê, ambos em São Gonçalo, além do Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí. Em dezembro, a fundação assume a gestão do Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio.

"Nós não temos braços para assumir de uma vez só. Por isso estamos assumindo de forma gradativa", explicou Bousquet.

Os funcionários que já prestam serviços para essas unidades serão contratados pela FES. A avaliação do serviço será de 180 dias. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Tijuca pode ser a primeira do estado a ser gerenciada por instituições universitárias. Bousquet revelou que quer iniciar uma parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A ideia é criar modelos dentro do estado.

Comentários