Mais Lidas

ABI lança nota de repúdio contra ação do grupo 'Guardiões do Crivella

Texto da instituição diz que é 'mais um atentado contra a democracia'

Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro
Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro -

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) também condenou a ação do grupo 'Guardiões do Crivella', supostamente criado e gerido pela prefeitura. Em nota, a instituição afirmou se tratar de "mais um atentado contra a democracia por parte de Marcelo Crivella". Segundo a ABI, "em ações orquestradas, funcionários da prefeitura tentam intimidar, com agressões verbais e ameaças físicas, jornalistas que trabalham em reportagens sobre a situação de calamidade dos hospitais públicos no Rio."

A associação comentou, ainda, sobre as ameaças se estenderem aos usuários que prestam depoimentos sobre o mau atendimento em diversas unidades de saúde.

"Episódios ocorridos nas portas de vários hospitais municipais nos últimos dias mostram que não estamos diante de fatos isolados, mas de uma política do prefeito para constranger repórteres e cidadãos. A ABI reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão e deixa claro que irá às últimas consequências para defender esses princípios. Não aceitaremos que o prefeito Crivella tente violentar a democracia e impeça o trabalho da imprensa", disse em nota assinada por Paulo Jeronimo, presidente da ABI.