Mais Lidas

Desperdício de água na mira das empresas

Premiada por suas iniciativas, a companhia 'Gota Economia de Água' ajuda condomínios a reduzir custos e o trabalho é comemorado no fim do mês

Padronização da vazão e pressão das torneiras, são algumas das recomendações
Padronização da vazão e pressão das torneiras, são algumas das recomendações -

Segundo os dados da ONU, no século XX, o uso da água em todo o mundo cresceu duas vezes mais que a população. Dentro deste cenário, o desperdício é um dos grandes vilões. E apesar de estarem entre os empreendimentos que mais consomem água, muitos condomínios residenciais e comerciais vêm se dedicando a encontrar soluções capazes de reduzir a conta no final do mês, além de contribuir para a economia do precioso líquido.

Enxergando essa lacuna, a Gota Economia de Água aposta suas fichas neste tipo de serviço, porém, com um diferencial: a empresa não gera custos para a implementação de seus mecanismos e peças. Isso significa que a companhia compartilha financeiramente a economia gerada. Não à toa, foi premiada pelo Instituto Nacional de Qualidade Social (INQS) e também pelo Instituto Brasileiro de Educação e Responsabilidade Sanitária (IBRASI), por seus serviços neste segmento.

Um dos principais responsáveis pelo aumento no valor da conta de água são os vazamentos. Muitas das vezes, imperceptíveis aos olhos de moradores ou até mesmo dos síndicos. É justamente aí que entram os especialistas da Gota, que após identificar a origem do problema, atuam na regulagem e substituição de válvulas e registros, se for o caso. Os profissionais também podem inserir peças que padronizam a vazão e a pressão de torneiras.

Educação ambiental

Contudo, na prestação do serviço, o que mais chama atenção é o trabalho de educação e conscientização ambiental, por meio da economia de água.

"A preservação desse recurso vai impactar em um mundo mais sustentável. Por isso, medidas de economia de água se tornaram essenciais para alcançarmos o sucesso nos processos de economia, tanto hídrica quanto financeira. É importante lembrar que cada gota desperdiçada, conta", afirma Cristina Carvalho, diretora executiva da Gota Economia de Água.

Comentários