Mais Lidas

INSS: 32 mil chamados para prova de vida

Primeiros contatos com segurados escolhidos serão por mensagens

INSS começa a pagar 13º salário de aposentados e pensionistas
INSS começa a pagar 13º salário de aposentados e pensionistas -

Aposentados e pensionistas do INSS que deveriam ter feito prova de vida no período da pandemia e forem convidados a participar do projeto-piloto de biometria facial, que começa hoje, terão oportunidade de colocar as informações em dia. A comprovação anual é realizada todo ano no mês do aniversário do segurado, ou em 12 meses passados da última comprovação de vida, na agência bancária onde recebe o benefício, mas por conta do coronavírus, o prazo está suspenso até pelo menos 30 de setembro.

O que é comemorado pelo INSS é visto com desconfiança pelo advogado da Federação dos Aposentados do Estado (Faaperj), Guilherme Portanova: "O Meu INSS veio com a promessa de acelerar as concessões de benefício. E não foi isso que vimos. O site mal funciona e a fila virtual continua alta. A biometria vai funcionar?".

Em meados de julho, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia informou que cerca de 700 mil pessoas seriam afetadas pelo adiamento. Agora, com a biometria, a expectativa é que 500 mil pessoas participem do projeto-piloto. No Estado do Rio, 32 mil pessoas serão convidadas. Serão selecionados os segurados que tenham Carteira Nacional de Habilitação e título de eleitor, além de celular com câmera digital e acesso à Internet. A checagem das informações será feita usando as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o INSS, os primeiros contatos com os segurados serão por mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e e-mail. Neste primeiro momento, estes segurados, que em sua maioria já deveriam ter realizado o procedimento da prova de vida, portanto, é importante que realizem o procedimento, quando contatados.

A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, por meio do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br) que vai indicar se, de fato, a pessoa da foto é a dona do CPF informado no cadastro.

O instituto alerta que, como se trata de um projeto-piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para selecionados.

Comentários