Mais Lidas

Como não ficar na mão com a greve

Especialistas indicam contato com empresas para gerar boletos

Funcionários da estatal questionam falta de direitos, a negligência à covid-19 e são contra privatização
Funcionários da estatal questionam falta de direitos, a negligência à covid-19 e são contra privatização -

Com a a greve dos funcionários dos Correios, que se iniciou ontem, o consumidor precisa estar em alerta para não ter problema com possíveis multas de faturas que devem demorar para chegar. 

De acordo com especialistas, o indicado é entrar em contato com as empresas para pedir uma alternativa de pagamento. "As pessoas devem pedir o quanto antes, como segunda via pela internet ou dados de pagamento pelo telefone", afirma Juliana Moya, da Proteste. 

Outra alternativa é negociar a prorrogação do vencimento para evitar a cobrança de juros e multas. "Se a empresa não disponibilizar outra forma de pagamento, os valores poderão ser questionados no Procon ou na Justiça", explica advogado Igor Marchetti, do Idec.

O consumidor deve saber que, mesmo em condições normais, o Código de Defesa do Consumidor prevê o direito de arrependimento no prazo de sete dias a partir do recebimento do produto. 

"Nesse caso, se o produto não chegou no endereço, o consumidor pode cancelar a compra sem ter algum tipo de ônus", afirma Gustavo Kloh, professor de Direito da FGV Rio.

Cerca de 100 mil trabalhadores dos Correios, por meio da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares, pararam as atividades por conta da retirada de direitos, contra a privatização da empresa e negligência com a saúde dos trabalhadores em relação à Covid-19.