Mais Lidas

Zangões 'voam' sobre segurados do INSS

Drive-thru atrai gente de má-fé. É possível imprimir formulário

Agências do INSS permanecem fechadas por causa da covid-19. Para depositar o envelope com os documentos para cumprir exigência é preciso agendar pelo 135 ou Meu INSS
Agências do INSS permanecem fechadas por causa da covid-19. Para depositar o envelope com os documentos para cumprir exigência é preciso agendar pelo 135 ou Meu INSS -

Os segurados do INSS que têm alguma pendência nos seus requerimentos e vão utilizar o sistema drive-thru nos postos devem ter atenção redobrada na hora de deixar o envelope nas caixinhas: os conhecidos 'zangões' estão abordando as pessoas nas portas das agências e cobrando uma taxa de R$ 15 a R$ 20 para preencher o formulário disponível para entrega da exigência expressa. "Todo serviço do INSS é gratuito, não cabe pagamento de taxa para quem quer que seja", alerta Caio Figueiredo, gestor da Gerência Executiva Centro.

"Para evitar o assédio, os segurados podem imprimir o formulário pelo site Meu INSS e preencher o documento com a ajuda de familiares ou ainda tirar dúvidas do preenchimento na central 135", orienta a gestora da Gerência Executiva Norte, Dina Keller.

O formulário a ser preenchido é a Autodeclaração de autenticidade e veracidade das informações apresentadas, ele está disponível no link www.inss.gov.br/orientacoes/formularios.

Alguns problemas foram encontrados no drive-thru, entre eles a disposição das caixas, que estavam atrás de grades e com acesso complicado. Mas, segundo Caio, essa 'saia justa' já foi sanada. "Reorganizamos as caixas, elas estão em local coberto e seguro", disse.

Outra curiosidade apontada por Marcos Fernandes, gestor da Gerência Executiva de Duque de Caxias — que de 14 agências somente duas não têm a urna —, foram solicitações fora do comum nos envelopes. "Senha do Meu INSS e pedido de agilização de processo foram alguns dos pedidos encontrados", conta ele, que adverte: "O documento original não deve ser colocado na urna e não é preciso autenticar as cópias."

O sistema de cumprimento de exigência expresso, ou drive-thru, está em funcionamento em 52 postos do INSS em todo estado desde a segunda-feira. Mas atenção, antes de ir à agência é preciso ligar para a central 135 ou entrar no site Meu INSS com número do protocolo do benefício em análise, nome e CPF e fazer um agendamento prévio para depositar o envelope na caixa.

A lista completa pode ser conferida em https://www.inss.gov.br/inss-divulga-orientacoes-para-entrega-de-documentos/.

Comentários