Mais Lidas

Prova de vida por biometria

Segurados serão convidados a participar do projeto-piloto pelo celular

A prova de vida do INSS pelo celular vai começar quinta-feira em todo país. Prometido no ano passado, o projeto-piloto finalmente vai sair do papel. E como será a novidade? Segundo o instituto, neste primeiro momento será lançado um projeto-piloto de reconhecimento facial e das digitais com 500 mil segurados e somente depois, caso seja comprovadamente eficaz, será estendido.

Os números fechados do Rio serão divulgados hoje ou amanhã. Mas, levando-se em conta o número de aposentados e pensionistas no estado, esse quantitativo pode chegar a 3,4 mil pessoas. Para se ter uma ideia, no Brasil atualmente existem 35 milhões de beneficiários do INSS.

De acordo com o INSS, serão escolhidos para participar do piloto segurados que já deveriam ter feito prova de vida, que tenham carteira de motorista (CNH) e título de eleitor. Pois serão utilizados os dados que constam na base do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral para validar a identidade. E também é importante ter um smartphone com câmera digital e acesso à internet.

Os participantes serão convidados via mensagens enviadas pelo Meu INSS, pelo 135 e por email. Os que participarem não precisarão fazer o recadastramento no banco, informou o INSS.

Comentários