Mais Lidas

Morreu na praia?

Crivella recua e vai reavaliar ideia de demarcar espaços com cercadinhos na areia

Militares fizeram a desinfecção do Santuário Cristo Redentor, que será reaberto ao público amanhã
Militares fizeram a desinfecção do Santuário Cristo Redentor, que será reaberto ao público amanhã -

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, decidiu voltar atrás e vai reavaliar a proposta de demarcar a areia de praias, com reserva de espaço por meio de aplicativos. O anúncio foi feito ontem, "devido a confusões e controvérsias geradas pela ideia", segundo a administração municipal.

O decreto dos cercadinhos tinha previsão de publicação no Diário Oficial hoje, com um projeto piloto começando por Copacabana já amanhã. Mas a instalação dos 'quadrantes' nas praias, com fitas de marcação, não repercutiu bem entre os cariocas. De dez pesoas ouvidas ontem em Copa, oito disseram ser contra a iniciativa.

"E não demorou muito para que a proposta de Crivella virasse piadas nas redes. Os cariocas já até aplicaram o possível aplicativo como 'Meu quadrado na praia'. A moradora de Copacabana Marcela Lins, de 45 anos, contou que, na primeira vez, achou que era brincadeira. "No Rio já acontece loteamento de vagas por flanelinhas, pedaços de praia por barraqueiros, então essa ideia tende a ir pelo mesmo caminho. Até porque nem todo mundo tem acesso a aplicativo. Vai chegar um domingo de sol, as pessoas vão desrespeitar e lotar as areias".

A moradora de Laranjeiras, Maria Luiza Holanda, de 19 anos, confessou que não vai respeitar. "Só vou seguir isso se tiver multa. Essa ideia não faz sentido". Otto Martinez, 22, tem opinião parecida. "Na prática, não vai dar em nada".

Militares fizeram a desinfecção do Santuário Cristo Redentor, que será reaberto ao público amanhã Daniel Castelo Branco
Otto Martinez acredita que 'cercadinho' na praia não vingaria Luciano Belford