Mais Lidas

É muita sofrência

Prefeitura cria comissão para reorganizar linhas

Rio,11/08/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS,ANDARAI, linhas de onibus que podem ser extintas. Na foto, Yara Araujo.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia
Rio,11/08/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS,ANDARAI, linhas de onibus que podem ser extintas. Na foto, Yara Araujo.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia -

Yara Soares esperou sentada a chegada do 435 (Grajaú—Gávea). Sem opção, ela firmou a cadeira de praia na calçada para aguardar o ônibus. "Todo dia é assim", afirmou. Diante do sumiço de algumas linhas e da redução da frota de outras, a Prefeitura do Rio criou uma comissão para reorganizar o modal.

A comissão deve apresentar em 30 dias um levantamento para readequação dos coletivos, possibilitando alterações nos transportes. Algumas linhas podem aumentar ou diminuir de circulação, outras serem extintas. A intenção é adequar a operação à atual conjuntura, de pandemia, principalmente com o retorno de parte dos trabalhadores ao regime presencial.

Guilherme Braga, pesquisador da Casa Fluminense, estranha a formação da comissão. "De casa, vejo que a frota da cidade é de 7.978 ônibus. Antes da pandemia, havia uma média de 4.500 ônibus rodando no pico da manhã. Hoje (ontem), tivemos 2.932. Tudo isso com um monitoramento básico, usando um computador. Certamente, a prefeitura tem uma capacidade técnica muito maior. É difícil compreender a necessidade dessa comissão."

Obras no BRT

Ontem, o BRT Rio definiu a ordem das estações que serão reformadas ou recuperadas nos próximos meses. No total, 20 estações dos corredores Transoeste e Transcarioca receberão intervenções. No corredor Transcarioca, a recuperação da Rede Sarah terá início dia 17. Mercadão e Vila Queiroz, que também estavam completamente depredadas, já começaram a recuperação. Já a Estação Vaz Lobo, que está em funcionamento, entra na reta final de reforma. Para saber mais sobre as obras, acesse o site brt.rio.

Comentários