Mais Lidas

Cariocas ganham outra chance de parcelar IPTU

Adesão pode ser feita na web. Valor mínimo da parcela é de R$ 50

Mais uma oportunidade: em maio, a prefeitura já havia oferecido desconto de 20% para a quitação do saldo devedor do IPTU à vista
Mais uma oportunidade: em maio, a prefeitura já havia oferecido desconto de 20% para a quitação do saldo devedor do IPTU à vista -

Contribuintes do Município do Rio poderão parcelar as cotas vencidas e a vencer do IPTU 2020 e da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL) em até cinco vezes, com vencimentos de agosto a dezembro, sem juros ou mora. A medida vale para quem tem débitos ou cotas em aberto relativas a este ano. Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda, o valor mínimo de cada parcela é de R$ 50. A adesão é feita na internet.

Ainda conforme a pasta, se o pagamento de alguma das parcelas não for efetuado nos vencimentos estipulados, o benefício será automaticamente cancelado e os procedimentos regulares de cobrança serão retomados.

"Esse parcelamento é mais uma oportunidade para que o contribuinte fique adimplente perante o município neste momento de pandemia. Quem não aderiu ao pagamento incentivado que oferecemos em maio, com desconto de 20% no valor devido do IPTU, quando pago à vista, pode optar por esse parcelamento e garantir a quitação sem acréscimos de juros", esclareceu Rosemary Macedo, secretária Municipal de Fazenda.

O pedido é feito pelo Carioca Digital (carioca.rio) ou no e-mail iptu_requerimentos@smf.rio.rj.gov.br. A documentação necessária pode ser consultada no site da Fazenda (rio.rj.gov.br/web/smf).

Depois que nova guia com o benefício for gerada, os boletos para pagamento das parcelas poderão ser emitidos na página do IPTU (prefeitura.rio/iptuservicos), na opção "IPTU 2ª via de boleto (DARM) do pagamento incentivado de 2020 ou de parcelamento".

No entanto, as pessoas devem ficar atentas aos prazos. No portal Carioca Digital, o contribuinte tem até 30 de agosto para requerer a guia de pagamento parcelado. O prazo para requerimento por e-mail vai até o dia 21 deste mês.

Concilia Rio

Devido à pandemia, a Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Fazenda retomaram o programa Concilia Rio. A reedição alcança débitos, inscritos ou não em dívida ativa de IPTU e/ou TCL (Taxa de Coleta Domiciliar do Lixo), até 31 de dezembro de 2019. Mais informações: www.rio.rj.gov.br/web/smf/concilia-iptu.

Comentários