Mais Lidas

Brasil perde a atriz Chica Xavier

Atriz foi vítima de um câncer no pulmão

Chica Xavier morre aos 88 anos no Rio
Chica Xavier morre aos 88 anos no Rio -

A atriz Chica Xavier, de 88 anos, morreu na madrugada de ontem, vítima de um câncer no pulmão. Mais conhecida por novelas como Sinhá Moça e Renascer, ela estava internada desde quarta-feira no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Luana Xavier, neta da atriz, contou que o câncer pegou todo mundo de surpresa e só foi diagnosticado recentemente, em estado já avançado.

"Em março deste ano fizemos uma série de exames porque ela estava com suspeita de pneumonia. Mas por ela ser idosa e estarmos passando por uma pandemia, a indicação da médica foi esperar passar esse período. Não imaginávamos que o isolamento social iria durar tanto. Quando ela começou a apresentar uma respiração muito dificultada, na quarta-feira, decidimos trazê-la ao hospital, e recebemos o diagnóstico de câncer no pulmão, já em metástase", disse a neta da atriz à TV Globo.

Francisca Xavier Queiroz de Jesus nasceu em Salvador, na Bahia, em 1932. Ao todo, ela participou de 26 novelas na TV Globo, além de produções nas TVs Bandeirantes, Manchete e Educativa.

Artistas de várias gerações lamentaram a morte da atriz. Lázaro Ramos contou que foi "generosamente acolhido" por Chica quando chegou ao Rio. "Hoje as lágrimas correm como um Rio. Tive o privilégio de trabalhar com ela e, generosamente, como fazia com todos, ela me acolheu, me passou ensinamentos, me apresentou à sua linda família, e abriu as portas da sua casa para que eu soubesse que ali onde ela era yalorixa era lugar de fé e acolhimento", escreveu.

Chica Xavier morre aos 88 anos no Rio Reprodução Internet
Chica Xavier em cena na novela 'Força de um Desejo' Divulgação / TV Globo