Mais Lidas

Mistério nas águas da Quinta

Especialistas investigam origem de óleo em parque da Zona Norte

As águas da Quinta da Boa Vista ficaram avermelhadas
As águas da Quinta da Boa Vista ficaram avermelhadas -

O descarte de combustível em galerias pluviais pode ser o responsável pelas manchas de óleo que apareceram na última semana em lagos e córregos da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Municipal realizaram ontem ação para descobrir a origem da mancha.

Segundo a prefeitura, a investigação se concentrou na denúncia de um possível descarte feito por um caminhão-tanque durante a madrugada e solicitou imagens de câmeras de vigilância. Aves que vivem no espaço foram atingidas pela substância e precisaram ser resgatadas.

Desde sexta-feira, moradores e frequentadores da Quinta notaram a substância avermelhada na água e forte cheiro de óleo. A Cedae chegou a fazer uma vistoria no local, mas não foram identificados irregularidades ou vazamentos na rede.

O Instituto Estadual do Ambiente também esteve ontem na Quinta, constatando a presença de óleo. Amostras de água serão analisadas. A operação de limpeza do Inea deve terminar hoje. Caminhões estão sugando o óleo e foram instaladas barreiras de contenção e absorção. "O óleo parece ter escapado para a galeria de águas pluviais por extravasamento de reservatório de contenção, que, intencionalmente ou por descuidado, pode ter escapado de alguma empresa nos arredores", explicou o engenheiro ambiental David Zee.

Comentários