Mais Lidas

Escolas podem reabrir amanhã

Prefeitura anunciou as atividades liberadas na fase 5 de flexibilização

As escolas particulares que se interessarem estão autorizadas a reabrir a partir de amanhã. A decisão foi divulgada pela Prefeitura do Rio na sexta-feira, durante o anúncio das atividades que seriam retomadas na fase 5 de flexibilização do isolamento social.

A prefeitura sustentou que não lhe cabe a regulação sobre o setor. Marcello Crivella reforçou que não há data definida para retorno das aulas nas escolas municipais.

Até sexta-feira, o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Rio acreditava que as aulas não retornariam amanhã e que teria sido prorrogada para a fase 6 de retomada, prevista para o próximo dia 16.

Segundo o presidente do Sinepe, Jose Carlos Portugal, não haverá modelo único para a volta às aulas: "Cada instituição terá respeitada sua autonomia e zelará para trazer segurança a seus alunos, professores e demais colaboradores, adequando-se às normas sanitárias."

Alerta de riscos

Um estudo lançado na quarta-feira pelo vereador Tarcísio Motta (Psol) mapeou e avaliou o entorno de mais de 1,5 mil escolas da rede municipal do Rio. O objetivo é demonstrar a urgência da política de monitoramento antes do retorno às aulas e planejar medidas para isolar, acompanhar e garantir atendimento de saúde e assistência social.