Mais Lidas

Mais de um século de lutas e vitórias

Aos 110 anos, Davino Cordeiro venceu a Covid-19

Davino marcou história em Campos. Com bom humor, venceu a Covid
Davino marcou história em Campos. Com bom humor, venceu a Covid -

Davino Cordeiro é um exemplo de luta e superação. No dia 18 de junho, o aposentado deu entrada no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC) de Campos, aos 109 anos, em estado grave. Após apresentar boa evolução e se recuperar da Covid-19, ele recebeu alta, no dia 6 de julho, deixando o hospital já aos 110 anos. Cheio de esperança, Davino comemorou seu renascimento, e espera ter muitos outros aniversários, junto aos sete filhos, 11 netos e 18 bisnetos.

"Graças a Deus, meu pai se recuperou. Vamos agradecer e pedir que ele chegue aos 111 anos, para a gente festejar", diz o filho Daniel, de 68 anos, que aproveita para fazer o alerta que muitos parecem ignorar: "Isso aí é coisa séria, não é uma gripezinha. Você vê, o mundo todo está contaminado".

Com mais de um século de luta, a força de Seu Davino pode ser atestada pela equipe do CCC que o assistiu. Apesar de ter chegado ao hospital em situação grave, ele não precisou ser internado na UTI. Ao sair, foi celebrado como um símbolo de esperança e motivação pelos profissionais de saúde.

"Prestar cuidados ao seu Davino foi um marco na minha vida profissional. Receber um paciente que entrou no hospital com 109 anos e fez o aniversário de 110 aqui com a gente é gratificante", celebra a enfermeira Daniela Muniz.

Davino nasceu em 1910, e recorda que viveu a pandemia da gripe espanhola — que matou milhares no Brasil entre 1918 e 1919 —, época em que começou a trabalhar, aos 9 anos, como cortador de cana de açúcar. "Trabalhei em muita coisa. Não tenho mais saudade de nada", ele ri, sem saber explicar a segredo da longevidade.

Comentários