Mais Lidas

E o descaso continua...

Fim de semana é marcado por aglomerações em praias e parques da cidade

A flexibilização do isolamento social no Rio já tem visíveis consequências: o aumento da aglomeração nas ruas. Durante o fim de semana, o carioca foi a bares, áreas de lazer, praias e muitos contrariaram a regra do uso obrigatório de máscaras.

Reaberto há três semanas, o parque na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte, foi palco de cenas de desrespeito às regras de isolamento. Ontem, muitos passeavam em aglomerações e sem o uso de máscaras. O problema se agravava ainda pela falta de fiscalização, já que nenhuma patrulha foi vista pela reportagem.

Com o intenso calor, a cena de desrespeito se repetiu nas praias da Zona Oeste. A população mais uma vez contrariou a proibição de permanência na faixa de areia e lotou trechos das praias da Barra e Recreio. Resultado: muita gente sem máscara e em aglomerações.

Embora especialistas considerem cedo para bater o martelo sobre o impacto da flexibilização na curva de contágio, algumas cidades no interior já estão recuando visto o aumento de casos. Em Rio das Ostras, na Região dos Lagos, a prefeitura decidiu restringir algumas atividades que já haviam sido liberadas para o funcionamento, após registrar aumento do número de casos e óbitos por coronavírus nos últimos 15 dias.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a média móvel de mortes por covid-19 vem crescendo nos últimos 4 dias. No sábado, o número chegou a 127 vítimas pelo novo coronavírus. O número é o maior desde o dia 3 de julho, quando o registro era de 130 vítimas.

Comentários