Mais Lidas

242 casos de Covid na Aman

Número de contaminados corresponde a 13% dos alunos

Rio, 08/08/2019 - Treinamento do batalhão do exército com cães. Complexo penitenciário de Bangu, Zona Oeste do Rio. Na foto, soldados. Foto: Ricardo Cassiano/Agência O Dia
Rio, 08/08/2019 - Treinamento do batalhão do exército com cães. Complexo penitenciário de Bangu, Zona Oeste do Rio. Na foto, soldados. Foto: Ricardo Cassiano/Agência O Dia -

Mais casos de Covid-19 nas academias militares vieram à tona. Desta vez, a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) informou ao site G1 que 242 casos da doença foram registrados entre os 1.784 futuros oficiais. O número de contaminados corresponde a 13% do total dos alunos da instituição, que fica em Resende, no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Os dados, que foram divulgados após recurso da Lei de Acesso à Informação (LAI), apontaram que nenhuma morte foi registrada nas escolas do Exército até agora. No entanto, os números divulgados pela Aman não batem com os registrados pela Prefeitura de Resende. Segundo o município, até quinta-feira, havia apenas 59 casos de Covid-19 na Aman.

Como justificativa pela grande diferença na contabilidade dos casos, a prefeitura alegou que as notificações da doença acontecem através das fichas de notificação compulsória, que é um documento preenchido pelas unidades assistenciais, quando da suspeita da ocorrência de problema de saúde de notificação compulsória ou de interesse nacional, estadual ou municipal. Essa modalidade é prevista nas leis do país. Até sexta-feira, o município de Resende tinha 937 casos e 37 óbitos pelo novo coronavírus.