Mais Lidas

Réveillon da pandemia! Rio de Janeiro não terá queima de fogos em Copacabana

Prefeitura cancela festa com queima de fogos

Espetáculo de fogos pode ser substituído por show de luzes e shows transmitidos pela Internet
Espetáculo de fogos pode ser substituído por show de luzes e shows transmitidos pela Internet -

Depois de São Paulo cancelar o Réveillon na Avenida Paulista e adiar, ontem, o Carnaval por conta da pandemia, a Prefeitura do Rio decidiu que a festa com queima de fogos em Copacabana não vai acontecer este ano. O carnaval também está ameaçado porque escolas de samba e blocos de rua só querem desfilar quando a população for imunizada contra a Covid-19.

A Riotur pretende apresentar nos próximos dias ao prefeito Marcelo Crivella sugestões de formatos para o réveillon que não coloque a população em risco. A ideia é realizar em vários pontos da cidade espetáculos sem público, transmitidos pela Internet e abertos apenas à imprensa, com show de luzes e uma apresentação musical após a meia-noite.

Alguns locais já cotados são a Praia de Copacabana, o Cristo Redentor e o Morro da Urca. A confirmação da festa do "novo normal" depende de recursos financeiros.

Já sobre o Carnaval, a secretaria municipal adotou uma posição parecida e informou que o modelo praticado há anos não é viável no atual cenário, sem a imunização contra o novo coronavírus. A Riotur disse aguardar a próxima assembleia da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), em setembro, que decidirá o rumo dos desfiles. "Para o Carnaval de Rua, a Riotur tem mantido conversas com o Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública do Ministério Público, órgão atuante na construção do evento, que participou da criação do Protocolo de Intenções e garantiu melhorias à folia".