Mais Lidas

Lagos Rio firma novo contrato

OS acusada de lavagem de dinheiro vai gerir UPA em Nova Iguaçu

Apesar dos escândalos de lavagem de dinheiro envolvendo a OS Instituto dos Lagos Rio no fim de junho, a organização social firmou, no dia 18, mais um contrato com a Secretaria Estadual de Saúde, agora para gerir a UPA de Nova Iguaçu 1, na Baixada Fluminense. A OS, que coordena a unidade em caráter emergencial há seis meses, vai continuar por mais um ano com orçamento total de R$ 14,4 milhões.

Segundo a SES, a OS apresentou toda a documentação necessária para comprovar a qualificação como gestora de saúde. A pasta informa que a contratação sem licitação ocorreu por falta de tempo hábil na gestão do secretário Alex Bousquet, mas destaca que, se houver conclusão de chamamento público em até três meses, o contrato pode ser suspenso. A SES afirma que, sem a contratação da OS, a UPA seria fechada por pelo menos três meses, prejudicando a população.

O Instituto dos Lagos Rio é responsável por gerir os hospitais estaduais Alberto Torres, em São Gonçalo, e Prefeito João Baptista Cáffaro, em Itaboraí, e quatro UPAs estaduais.