Mais Lidas

Greve de enfermeiros

Eles param hoje, junto com técnicos, por falta de salários

Diante dos salários atrasados há quatro meses, enfermeiros e técnicos de enfermagem contratados por organizações sociais para atuar em unidades da rede estadual de Saúde decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir de hoje. Em assembleia na última segunda-feira, eles decidiram pela paralisação. Está previsto um ato em frente à sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES) às 10h, na Rua México, no Centro do Rio. No total, são oito mil funcionários prejudicados.

De acordo com a lei, 50% do efetivo continuarão nos postos de trabalho. Além do salário que não está em dia, eles reivindicam pagamento de férias atrasadas, regularização de vales transporte e refeição, verbas rescisórias, manutenção dos vínculos trabalhistas pela CLT e piso estadual.

"A pasta tem o dinheiro, eles não negam. O que acontece é que os contratos com as OSs estão vencidos e ninguém quer se responsabilizar", afirma o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio (Satemrj), Luciano Pinheiro.

Em nota, a SES disse que vai pagar salários diretamente na conta dos funcionários dos hospitais do Maracanã e de São Gonçalo. Já as equipes do Samu devem receber até amanhã o valor referente a um mês de trabalho.