Mais Lidas

Família de golpistas é presa

PM, ex-militar do Exército e mãe são presos acusados de piratear cursos

O soldado da PM Alessandro de Jesus Cabral foi preso, na manhã de ontem, durante a Operação Black Hawk que a Polícia Civil fez contra uma quadrilha que pirateia cursos preparatórios para concursos públicos no país.
O militar, que está na corporação desdes 2012 e é lotado no 16º BPM (Olaria), foi capturado em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio.

O agente é irmão do líder do bando, Antônio de Jesus Cabral, de 35 anos, que foi preso em Vila Kosmos, ainda na Zona Norte. Antônio de Jesus é ex-aluno da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Segundo as investigações, a quadrilha faturou cerca de R$ 15 milhões. A mãe deles, Verônica de Jesus Conceição, participaria do esquema e também foi presa.

O hacker da quadrilha, Lothar Alberto Rossmann, 71, foi capturado em Minas Gerais, com R$ 15.600. Lothar é apontado como o responsável por quebrar a criptografia do streaming de vídeo dos cursos e transferir os arquivos para uma nuvem própria, onde as aulas são disponibilizadas para os clientes através de plataformas virtuais gerenciadas por Antônio de Jesus.

De acordo com a investigações, a quadrilha agia há pelo menos 20 anos e vendeu milhares de cursos preparatórios pirateados, inclusive para os concursos das polícias Civil e Militar, além das carreiras fiscais e jurídicas. No total, nove foram presos.