Mais Lidas

Esforço não valorizado

Enfermeiros estão sem pagamento e passando necessidade, com contas acumuladas

O enfermeiro Anderson Pereira foi impedido de trabalhar. Assim como outros, ele tem contas atrasadas
O enfermeiro Anderson Pereira foi impedido de trabalhar. Assim como outros, ele tem contas atrasadas -

Há dois meses sem receber salários, o enfermeiro Anderson Pereira, de 32 anos, é um dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Lotado no Hospital de Campanha do Maracanã, onde ontem mesmo foi impedido de entrar, ele vive agora a incerteza do desemprego. Geladeira vazia e contas acumuladas o fazem refletir sobre a falta de valorização da profissão. Enquanto a Secretaria de Estado de Saúde insiste em afirmar que a unidade, assim como o Hospital de Campanha de São Gonçalo, não foi fechada, quem sofre são aqueles que se dedicaram e colocaram a própria vida em risco para salvar doentes com Covid-19.

A situação de Anderson é dramática. Ontem, quando chegou para trabalhar, foi barrado por um dos seguranças. "Ele alegou que meu nome não estava na lista de autorizados a entrar. Fui orientado a voltar para casa e aguardar. Me sinto abandonado pelos governantes. A gente abriu mão de família, de amigos, tudo para nos dedicarmos à vida das pessoas. Agora, nem salário temos. Precisamos sobreviver", pede.

Anderson conta que, antes de entrar na unidade do Maracanã, conseguiu emprego como socorrista na Ponte Rio-Niterói, mas foi dispensado devido à pandemia. "Não tenho arrependimento algum. É isso que amo fazer".

Secretaria afirma que unidades não fecharam

Embora a Justiça tenha determinado, semana passada, que o governo estadual mantivesse o funcionamento das unidades, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, em nota, que "não foi notificada, e frisa que os hospitais de campanha do Maracanã e São Gonçalo não fecharam". De acordo com a secretaria, na unidade de São Gonçalo, "atualmente, há um paciente internado."

Mônica Armada avisa que o sindicato já entrou com pedido de mediação junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para que as devidas providências sejam tomadas. A previsão é uma nova audiência na próxima terça-feira, com membros da secretaria e representantes da OS Iabas. O Ministério Público e a Defensoria Pública não informaram se pretendem entrar com novo pedido judicial. Até o fechamento desta edição, a OS Iabas não havia retornado os contatos da reportagem.

Novos leitos no Saracuruna

A Prefeitura de Duque de Caxias, que assumiu o Hospital de Saracuruna (Adão Pereira Nunes), vai entregar, amanhã, 15 novos leitos de CTI, carrinhos de anestesia para o centro cirúrgico e 48 camas de quatro motores, entre outros itens. Além da chegada dos novos equipamentos, equipes da prefeitura também começaram a trabalhar na infraestrutura da unidade logo após a assinatura do termo de cooperação e posse do hospital.

Comentários