Mais Lidas

Reabertura em agosto

Pontos turísticos como Corcovado, Pão de Açúcar e AquaRio optam por esperar

Rio - 17/07/2020 - Covid19 - Coronavirus - Movimentação na cidade depois do lançamento da fase 4 da reabertura de algumas atividades. Na foto, Grupo dos
Rio - 17/07/2020 - Covid19 - Coronavirus - Movimentação na cidade depois do lançamento da fase 4 da reabertura de algumas atividades. Na foto, Grupo dos "vovoley",que voltaram hoje com os jogos na praia. em Copacabana. Foto:Estefan Radovicz / Agência O Dia Byline -

Mesmo com a liberação da prefeitura para visita, os principais pontos turísticos do Rio vão permanecer fechados. Em decisão conjunta, Parque Bondinho Pão de Açúcar, Trem do Corcovado, Paineiras Corcovado, AquaRio e a roda-gigante Rio Star decidiram reabrir somente na segunda quinzena de agosto. As atrações farão recomeço unificado, para garantir a saúde dos visitantes e funcionários. Enquanto isso, os equipamentos turísticos se adequam às regras da prefeitura.

Uma campanha que prevê descontos de até 50% no preço dos bilhetes está sendo elaborada. Ontem, após a liberação da prefeitura, grupos se reuniram nas quadras das praias para jogar vôlei e futevôlei. Os jogos, contudo, não podem acontecer aos fins de semana e feriados. A permanência de banhistas na areia continua proibida. A CET-Rio liberou o estacionamento na orla todos os dias.

Os cariocas que procuram opções de lazer nesse fim de semana, podem optar pelas Feiras Especiais de Arte (veja tabela ao lado). As barracas devem colocar banners explicativos e oferecer álcool em gel 70%. Os parques também estão abertos, mas a entrada só é permitida com máscara, porte e uso de álcool em gel e distância de dois metros entre as pessoas.

Até 23h, bares, cafés, lanchonetes e restaurantes podem abrir, usando 50% das mesas, distantes dois metros. Música ao vivo e self-service não foram liberados. Os shoppings funcionam aos fins de semana, das 12h às 22h, com as praças de alimentação, que devem seguir as regras dos bares.

Revitalização da orla da Lagoa Rodrigo de Freitas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente inaugurou ontem o cais flutuante do Parque dos Pedalinhos, revitalizado. A obra faz parte do programa de recuperação ambiental da orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, que vai contar com reformas e criação de canteiros. Depois de restaurada, a estrutura ganhou 160 novos flutuadores e um piso de madeira novo e impermeabilizado.

No entorno de sete deques da Lagoa, que vão passar pelas obras do programa, serão plantadas espécies de restinga para revitalizar a cobertura vegetal do local e atrair de volta a fauna. Serão plantadas 1.820 mudas de quatro famílias de espécies de restinga: bromélias, cactos, árvores de pequeno porte e vegetação rasteira.

Para a construção dos canteiros, a pasta removeu todas as espécies vegetais exóticas, consideradas invasoras do bioma local, e delineou uma área de 100 m² para a recomposição paisagística e ecológica, usando espécies nativas de restinga.

“Esses deques estão sendo refeitos sem qualquer uso de recurso público, mas com gestão e contrapartidas de empresas. É uma obra bonita, que enriquece esse cartão-postal da Lagoa Rodrigo de Freitas. Tenho certeza de que, quem visitar a Lagoa, vai adorar andar com as crianças, apreciar essa vista linda desses deques inteiramente refeitos”, declarou o prefeito Marcelo Crivella.
Rio - 17/07/2020 - Covid19 - Coronavirus - Movimentação na cidade depois do lançamento da fase 4 da reabertura de algumas atividades. Na foto, Grupo dos "vovoley",que voltaram hoje com os jogos na praia. em Copacabana. Foto:Estefan Radovicz / Agência O Dia Byline Estefan Radovicz / Agência O Dia
Esportes coletivos nas areias das praias, como vôlei, só estão liberados durante os dias de semana. Estefan Radovicz