Mais Lidas

Aumento de casos de estelionato no Estado do Rio

Boletim do Instituto de Segurança Pública mostra crescimento de golpes

O isolamento social não impediu que crimes de estelionato aumentassem no estado do Rio. Dados do Instituto de Segurança Pública divulgados ontem apontam que houve aumento de 72% nas denúncias de golpes no mês de junho, em comparação com 2019. Os 5.210 registros representam um recorde na série histórica, iniciada em 2003. O balanço semestral mostra que foram reportados 21.959 casos de estelionato, 15,5% a mais que o primeiro semestre do ano passado. 

O ambiente virtual começou a crescer como território para golpes cibernéticos, ainda segundo dados do ISP. A prática do estelionato se resume a acessar dados ou bens de vítimas por meio de crackers, ferramentas manuseadas por profissionais experientes na área digital. No primeiro semestre de 2020, as ocorrências de golpes virtuais passou de 9,2% para 29,7% do total de caso. 

Outra triste estatística levantada é que a quantidade denúncias de violência física e violência sexual no ambiente domiciliar teve aumento alarmante, devido a quarentena. Na primeira metade de 2020, 67% dos casos de agressão física ocorreram dentro de casa, contra 60% em 2019. Já a violência sexual tem dados ainda mais preocupantes: de 57,4% ano passado para 68% neste ano.

Apesar da alta em alguns indicadores, houve redução do registro de crimes violentos letais intencionais, homicídio doloso e latrocínio.