Mais Lidas

Rei do Ônibus em apuros

MPF denuncia empresários e desembargador

Jacob Barata Filho
Jacob Barata Filho -

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou à Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ontem, uma denúncia contra o empresário Jacob Barata Filho e o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) Mário Guimarães Neto por suspeita de participação em um esquema de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas no setor de transportes públicos no Estado do Rio de Janeiro.

Também constam como denunciados pelo MPF a esposa do magistrado, a advogada Gláucia Iorio de Araújo Guimarães; e os empresários Miguel Iskin e José Carlos Reis Lavouras; além do presidente do Conselho Superior do Sindicato Rio Ônibus, João Augusto Morais Monteiro, e do doleiro Carlos Eduardo Caminha Garibe.

Conhecido como Rei do Ônibus, Jacob Barata Filho é um dos maiores empresários de ônibus do país, integrando o quadro societário de mais de 25 empresas do ramo dos transportes. Ele responde a diversas ações penais na Justiça. Iskin é réu em quase uma dezena de ações na área da saúde, em desdobramentos da Operação Lava Jato no Rio.

O MPF pede o pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 11,5 milhões, valor que seria correspondente ao montante de dinheiro envolvido nas negociações criminosas. 

A defesa de Jacob Barata Filho disse que não irá se pronunciar sobre as alegações, uma vez que não teve acesso à denúncia do MPF.