Mais Lidas

Turismo reabre as portas

Atrações do Rio são liberadas, mas com restrições. Escolas continuam fechadas

Estação do bondinho do Corcovado: visitantes poderão acessar a atração, com um terço da capacidade
Estação do bondinho do Corcovado: visitantes poderão acessar a atração, com um terço da capacidade -

A partir de hoje, pontos turísticos do município do Rio voltam a receber visitantes. As atrações, de acordo com um anúncio feito ontem pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), podem funcionar com um terço da capacidade do público, que deve respeitar o distanciamento mínimo de 4m² por pessoa, além das outras regras de ouro. A medida faz parte da fase 4 do Plano de Retomada Gradual das Atividades, elaborado pela prefeitura.

As sessões de cinema e teatro, além de shows, ainda estão fora nessa etapa. As feiras de artesanato podem reabrir, mas ficam proibidas de comercializar alimentos e bebidas. "Estarão autorizados a reabrir o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a nossa maravilhosa roda-gigante do Porto e outras atrações que só o nosso Rio de Janeiro tem", declarou Crivella.

O retorno das aulas presenciais das pré-escolas e das turmas de 1º e 2º ano, previsto também para agora, foi adiado, e, segundo Crivella, sem data para voltar, mas os refeitórios devem ser reabertos. "O esforço que estamos fazendo é para reabrir os refeitórios. Para isso, estamos testando as 6 mil merendeiras. Enquanto isso, estamos distribuindo cestas básicas e entregando os cartões-alimentação", disse o prefeito.

Já as universidades poderão reabrir somente para atividades práticas da área da Saúde.

Sim para esportes e recreação

No setor de esportes e recreação, os clubes podem abrir as piscinas para natação esportiva — para lazer continua proibido. Nas quadras das praias e lagoas, estão autorizadas partidas de futebol, futevôlei, beach tênis e vôlei, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O estacionamento na orla está permitido. As academias, que antes tinham que respeitar o distanciamento de 6m² por pessoa, agora podem receber alunos com espaço de 4m².

Há mudanças também no comércio. As lojas de shopping e de rua vão poder funcionar com dois terços da capacidade, assim como estacionamentos. Aos sábados, as lojas de rua podem abrir às 9h.

Comentários