Mais Lidas

Dados suspeitos em Itaperuna

Governo contabiliza uma morte por Covid-19 e prefeitura informa 31

Servidores fazem trabalho de higienização na porta de Unidade Básica de Saúde no município de Itaperuna
Servidores fazem trabalho de higienização na porta de Unidade Básica de Saúde no município de Itaperuna -

O atual cenário da pandemia do novo coronavírus no Brasil ainda é uma realidade a ser compreendida. No Estado do Rio, por exemplo, são 132.044 casos confirmados e 11.474 óbitos em decorrência da doença. Apesar de os números serem atualizados diariamente, a subnotificação pode significar, segundo especialistas, entre dez e quinze vezes mais casos da doença. Ainda não há testes realizados para todos.

Em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, os dados atualizados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que o município ocupa a 19ª posição no estado, com 1.025 casos e apenas uma morte registrada até ontem.

Mas a informação oficial do estado não bate com a última atualização do próprio município. Dados da prefeitura mostram que Itaperuna está com um histórico de 1.200 casos positivos. Nesses quase quatro meses de pandemia, foram contabilizados 31 óbitos por Covid-19 na cidade.

Segundo nota da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), "divergências entre a Secretaria Estadual de Saúde e os municípios ocorrem quando não há notificação adequada", mas que, nesses casos, a SVS entra em contato para regularização. Sobre o caso específico de Itaperuna, a SVS só esclareceu que as informações foram coletadas no sábado, apesar de o único óbito constar há semanas no relatório estadual, enquanto nos números da prefeitura a segunda morte tenha sido registrada no dia 21 de maio e, desde então, vem só aumentando.

Servidores fazem trabalho de higienização na porta de Unidade Básica de Saúde no município de Itaperuna Divulgação
Em sua última atualização, a prefeitura de Itaperuna contabilizou 31 mortes por Covid-19 Divulgação
Funcionários da prefeitura fazem serviço de sanitização em frente a Unidade de Saúde Básica da Família Prefeitura de Itaperuna