Mais Lidas

Telemedicina no Rio

Inaugurada central de consultas que pode atender 10 mil pacientes por mês

Cerca de 20 profissionais da saúde trabalharão em cada turno
Cerca de 20 profissionais da saúde trabalharão em cada turno -

A Prefeitura do Rio inaugurou, ontem, uma central de atendimento médico virtual, o Telessaúde Rio. Trata-se de um serviço de consultas médicas por videoconferência e que tem como principal objetivo ampliar o acesso à saúde no município, por meio da tecnologia. A central tem capacidade de atender cerca de 10 mil pessoas por mês. O foco são os pacientes crônicos que tiveram o acompanhamento médico suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus e aqueles que possuem dificuldade de acesso por estarem em áreas de risco.

"Tenho certeza que esse trabalho vai ajudar muito nosso povo neste momento. O afastamento social diminuiu o grau de infecção, mas aumentou a gravidade dos pacientes crônicos, que deixaram de fazer exames e deixaram de fazer o acompanhamento, disse o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), durante o lançamento do serviço, no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro.

Para a secretária municipal da Saúde, Beatriz Busch, o Telessaúde Rio é um serviço altamente qualificado: "O paciente pode conversar com o médico e tem a oportunidade de rever sua receita, verificar suas prescrições e até de receber no seu celular a prescrição para retirada da medicação em farmácias públicas e privadas, por meio de QR Code. Estamos amparados pela legislação, que é recente, mas que nos traz a esperança de alcançar quem mais precisa".

A central conta com até 20 médicos especialistas em medicina de família e comunidade, por turno. O serviço funciona de segunda-feira a sábado, das 8 às 20 horas. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve realizar o cadastro no portal Identidade Carioca, através do site identidadecarioca.apps.rio.gov.br. As consultas serão agendadas pelo site da Prefeitura do Rio. Na data e horário marcados, o usuário fará o contato com o médico por meio da plataforma disponível no site.