Mais Lidas

Violência sem fim

.

"Criminosos armazenam armas onde a polícia não chega facilmente", diz especialista em segurança -

Apesar da redução do número de operações policiais e confrontos com bandidos a violência não dá trégua nas comunidades do Rio. Segundo relatório da plataforma Fogo Cruzado, a Vila Kennedy, na Zona Oeste, foi o bairro com mais registros de tiros no primeiro semestre deste ano. O bairro permanece na triste liderança do ranking pelo nono mês consecutivo.

De acordo com o relatório, a Vila Kennedy registrou 188 tiroteios ou disparos de arma de fogo. O bairro da Zona Oeste foi também o que mais teve tiros em todo o ano de 2019 (376) e 2018 (365).

De acordo com o especialista em segurança Vinícius Cavalcante, é necessário entender que a possibilidade e necessidade de desarme será demorada e difícil. "Os criminosos estão armazenando armas e munições em locais onde a polícia não consegue ir facilmente". Cavalcante destaca também como a população pode contribuir para o trabalho da polícia. "Conte, mesmo que de forma anônima, onde estão as armas, tire uma foto escondida do local em que os traficantes costumam ficar, ligue para o disque denúncia. Isso ajuda bastante", avalia o especialista.

A Vila Kennedy concentrou também o maior número de tiroteios em torno de unidades de saúde: 149. Dos 2.606 disparos, 32% (846) deles ocorreram no entorno de unidades de saúde públicas e privadas da Região Metropolitana, média de cinco por dia.