Mais Lidas

Pra economizar no gás

Usar o aquecedor do jeito certo reduz o consumo e aumenta a segurança no inverno

Para saber se há necessidade de uma manutenção no equipamento, basta observar alguns fatores como a cor da chama do aquecedor
Para saber se há necessidade de uma manutenção no equipamento, basta observar alguns fatores como a cor da chama do aquecedor -

A chegada do inverno desperta o desejo daquele banho bem quentinho. Assim, o uso correto do aquecedor a gás é essencial para garantir o conforto e, principalmente, a segurança da família. Como, nessa época, as pessoas acabam passando mais tempo em locais fechados, os cuidados com os equipamentos devem ser redobrados. Além disso, manter a manutenção em dia e um consumo consciente, garante, muitas vezes, uma redução no valor da conta de gás.

Para saber se há necessidade de uma manutenção no equipamento, basta observar alguns fatores como, por exemplo, a cor da chama do aquecedor. "A chama deve ser sempre azulada e constante. Se ela estiver amarelada e instável, é possível que o aquecedor esteja desregulado. Também é preciso observar se o local onde fica o aquecedor é ventilado de forma permanente. Além disso, todos os aquecedores instalados devem ter uma chaminé em conformidade com a indicação de seu fabricante e normas de segurança vigentes. A chaminé é responsável pela condução dos gases resultantes da queima do gás", alerta Christiane Delart, responsável por Gestão do Sistema de Distribuição da Naturgy.

Para que não haja desperdício, o ideal é que a temperatura máxima não seja usada sem necessidade. Para ajustar a temperatura do banho, basta usar o botão de quantidade de gás, em vez de colocar no máximo e misturar água fria. É importante conferir se o queimador está acendendo imediatamente quando a torneira de água quente é aberta. Caso isto não ocorra, é preciso substituir as pilhas ou verificar a ligação elétrica do aparelho. Outra importante dica é manter a ducha limpa para que as impurezas vindas na água não atrapalhem o funcionamento do equipamento.

É preciso tomar cuidado com aquecedores que ficaram por muito tempo sem serem usados. Antes de ligar, é bom verificar as condições das peças e das conexões, que podem ficar gastas com o tempo. O ideal é que um especialista faça essa avaliação. Ao comprar o equipamento, uma empresa ou um técnico qualificado podem orientar sobre qual é o modelo mais adequado para cada situação.

Cuidados na hora de instalar

Os equipamentos devem ser homologados por órgãos competentes e precisam ser instalados de forma correta, de preferência, na área de serviço. A manutenção deve acontecer a cada dois anos ou sempre que mudanças no funcionamento do aparelho sejam notadas. Com a pandemia e a necessidade das pessoas permanecerem em suas casas, o atendimento digital tornou-se ainda mais essencial. Solicitações como o recebimento da fatura por e-mail e a cobrança via débito automático, que dão uma maior comodidade ao cliente nesse momento, podem ser feitas com apenas dois cliques, por meio do site www.minhanaturgy.com.br.

Como acessar serviços em tempos de pandemia

No portal da Naturgy também estão disponíveis a maioria dos serviços oferecidos nas agências físicas e móveis, hoje fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Outras opções para solicitar informações e serviços são as redes sociais da empresa, como Facebook (facebook.com/naturgybrasil), Instagram (instagram.com/naturgybrasil) e Twitter (twitter.com/naturgybrasil).

"Houve um incremento significativo de atendimentos nos canais digitais. A demanda dos clientes por meio das redes sociais quadruplicou durante a pandemia do coronavírus. O site registrou aumento de 19% nos atendimentos. Além disso, a adoção da fatura online alcançou 300 mil consumidores, cerca de um terço dos nossos clientes", explicou Katia Repsold, presidente da multinacional no Brasil.