Mais Lidas

O Rio foi 'cancelado'

xx

Cristiane Brasil quer concurso público para a saúde do Rio
Cristiane Brasil quer concurso público para a saúde do Rio -

O Rio muitas vezes é boicotado por parte da mídia ao ser associado somente à violência e à corrupção. Agora, foi "cancelado" por investidores e brasileiros em geral. Mas não foi por fake news, foi pela falta de um prefeito preparado. Eu já fui "cancelada" por emitir opinião. Em um vídeo com amigos e familiares. Emitir opinião pode "cancelar" celebridades, políticos, marcas e pessoas comuns, e gerar inúmeros prejuízos: reputacionais, emocionais e financeiros.

Porém, emitir opinião e fake news são coisas distintas. O combate às fake news é necessário, mas é preciso reconhecer que elas já eram praticadas pela imprensa tradicional ao manipular falas e fatos. Fui vítima disso. Sua crise atual é, em parte, fruto do ódio e das "meias verdades" que ela difundiu. Mas agora, além do cancelamento, opinar pode causar perseguição jurídica.

O STF, ao invés de defender a liberdade de expressão, criminaliza pessoas por emitirem opiniões. O "PL das Fake News" agrava a crise social, pois o medo da repressão diminui o diálogo democrático; agrava a crise institucional, pois leva à judicialização da comunicação política; e agrava a crise econômica, pois o aumento dos processos gastará recursos públicos importantes — que poderiam ser empregados para educar o cidadão no uso saudável das redes sociais.

Comentários