Mais Lidas

Fiscalização começa hoje no transporte

Marcação no piso de ônibus municipais deveria ser feita até ontem

Medida prevê só duas pessoas por metro quadrado nos corredores
Medida prevê só duas pessoas por metro quadrado nos corredores -

Os inúmeros flagrantes de aglomeração em ônibus, em meio à pandemia do novo coronavírus, alertaram para a necessidade do cumprimento de medidas de isolamento social no transporte público do Rio. Com isso, as empresas municipais de ônibus e o BRT tiveram até ontem para marcar este distanciamento entre os passageiros que ficam em pé, restrito a duas pessoas por metro quadrado. O decreto, que foi aprovado pelo prefeito Marcelo Crivella em 22 de junho, entra em vigor hoje, sob fiscalização da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

Equipes vão vistoriar o cumprimento da marcação dos passageiros no piso e das demais determinações da prefeitura. A fiscalização será reforçada em terminais de BRT e estações que tivessem maior circulação de pessoas, além de outros pontos estratégicos da cidade. Caso as concessionárias não cumpram as medidas, estarão sujeitas a multa de R$ 924,38, que poderá ser aplicada novamente em caso de reincidência.

O BRT informou que, na tarde de ontem, cerca de 80% da frota estavam com a marcação no piso, e esperavam concluir o processo em toda a frota até o final do dia.

Com o distanciamento entre os corredores, ônibus de 21 metros poderão ter até 24 passageiros em pé, enquanto, em veículos de 23 metros, a lotação máxima em pé passa para 30 passageiros.

A empresa informa, ainda, que procura conscientizar os passageiros sobre os cuidados necessários e as medidas de prevenção em seus informativos, através das televisões instaladas nos ônibus, além de contar com a cooperação dos agentes da polícia para garantir o cumprimento da limitação de passageiros.

Comentários