Mais Lidas

App para combater pandemia

Posto do Detran vai triplicar testagem

Parceria entre governo do estado, Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e Zoox Smart Data, firmada semana passada, vai permitir que seja triplicado o número de testes para a Covid-19 no posto do Detran do Largo do Machado, na Zona Sul. Na segunda-feira, primeiro dia de uso do aplicativo Dados do Bem, o posto vai passar de 300 para 800 testes diários e pretende chegar a mil testes por dia. 

O teste no posto poderá ser agendado por meio do aplicativo, no qual o cidadão se cadastra e faz uma autoavaliação, na qual deve relatar sintomas, comorbidades e contato com pessoas infectadas. O aplicativo dá orientações e pode recomendar o teste. A partir dos dados, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) pode acompanhar quais regiões são mais afetadas pela pandemia.

Tem mais leitos que pacientes

Diante da redução do número de internações, o governo do estado desmobilizou leitos destinados à Covid-19 em unidades de referência para a doença. No Instituto Estadual do Cérebro, 44 leitos foram liberados. No Hospital Estadual de Anchieta, foram 75 leitos. Uma ala do Hospital de Campanha do Maracanã também foi fechada em função da baixa taxa de uso: dos 200 leitos disponíveis, apenas 37 estão ocupados.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a diminuição na taxa de ocupação também acontece no Hospital de Campanha de São Gonçalo, inaugurado no dia 18 junho. Dos 40 leitos disponíveis, apenas 13 estão ocupados. Segundo balanço de ontem, a rede estadual tinha 50% de ocupação em leitos de enfermaria e 37%, em UTI.