Mais Lidas

Detran-RJ retoma serviços que estavam suspensos por causa da pandemia

Nova etapa amplia atendimento a partir desta segunda-feira e determinados serviços precisam ser agendados previamente

Detran-RJ retoma serviços suspensos pela pandemia
Detran-RJ retoma serviços suspensos pela pandemia -
O Detran-RJ retoma, nesta segunda-feira, dez serviços que tinham sido interrompidos por conta da pandemia do novo coronavírus. Em 20 postos do estado será possível fazer a primeira licença, troca de placa, transformação de combustível, entre outros serviços.
Assim como já é feito para retirada do licenciamento anual, o atendimento nesses locais será no modelo drive-thru, no qual o motorista não precisa sair do veículo para ser atendido. As vagas seguem limitadas para evitar aglomerações e serão ampliadas com segurança, a cada semana, de acordo com a demanda.
Os serviços que voltam a funcionar precisam de agendamento de horário pelo site ou pelos telefones (21) 3460-4040, (21) 3460-4041, e (21) 3460-4042, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Serviços disponíveis:

- Veículos

Com agendamento prévio pelo site ou teleatendimento:

- Licenciamento anual
- Primeira Licença
- Mudança para Placa Mercosul
- Baixa e Inclusão de Alienação
- Mudança de Cor
- Alteração de Característica
- Troca de Categoria,
- Alteração de Nome/Razão Social
- Transformação de Combustível

Sem agendamento:

- Troca de Placa
- Comunicação de Venda

O licenciamento anual pode ser feito em 20 postos no modelo drivre-thru, na sede do departamento no Centro do Rio e nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias. É necessário realizar agendamento pelo site ou pelo teleatendimento.

Os demais serviços são realizados exclusivamente nos 20 postos drivre-thru, com exceção da comunicação de venda, que está disponível apenas na sede, no Centro do Rio, e nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias.

Confira os postos Drive-thru:

Região metropolitana- Barra da Tijuca, Ceasa, Haddock Lobo, Tubiacanga (Ilha do Governador), Santa Cruz, Vila Isabel, Reduc (Duque de Caxias), Nova Iguaçu, São João de Meriti, Niterói e São Gonçalo. Interior - Angra do Reis, Paraíba do Sul, Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, São Pedro da Aldeia, Campos, Macaé e Itaperuna.

Vistoria

Por conta da pandemia do coronavírus, o governador do Estado suspendeu a exigência de vistoria para o licenciamento anual de 2020 dos veículos de carga, de transporte coletivo de passageiros, transporte escolar, e veículos rodoviários de passageiros. Dessa forma, nenhum veículo do Estado do Rio de Janeiro passará pelo procedimento de vistoria no serviço de licenciamento anual, neste período.

Exceto para os serviços de segunda via do CRV (Certificado de Registro do Veículo) e para Trocas de Propriedade, transferências de jurisdição (mudança no registro do estado) e de município, onde a vistoria continua obrigatória para todos os tipos de veículos.

Documentos
- Identidade
- Entrega do documento
O serviço de entrega de documentos de identidade solicitados antes da pandemia não necessita de agendamento e está disponível em todos os postos de Identificação Civil da capital fluminense e dos outros 26 municípios (Niterói, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Petrópolis, Volta Redonda, Duque de Caxias, Araruama, Teresópolis, São Gonçalo, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Nilópolis, Três Rios, Barra Mansa, Resende, São João de Meriti, Cabo Frio, Angra dos Reis, Rio Bonito, Barra do Piraí, Valença, Miracema, Itaboraí, Mesquita e Maricá). As exceções são os shoppings que ainda não estão abertos.

- Primeira e segunda via da identidade
Na sede e nas unidades do Rio Poupa Tempo (Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti), mediante agendamento, pelo site ou pelo teleatendimento. Os horários de funcionamento são diferentes de acordo com a unidade escolhida, por isso será informado no ato do agendamento.


- Habilitação
- Entrega de CNH

A partir desta segunda-feira, a retirada do documento poderá ser realizada nas unidades Cittá América (Barra da Tijuca), Três Rios e Niterói (Fonseca). O departamento informou que só estarão disponíveis nas unidades citadas os documentos solicitados nesses postos. As carteiras emitidas no 15º Ofício de Notas - Cartório Ouvidor serão entregues na sede do departamento, no Centro do Rio.

Ao todo, o serviço passa a ficar disponível em 17 unidades. A retirada do documento já acontecia na sede do órgão, nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias, no Américas Shopping (Recreio dos Bandeirantes), Center Shopping (Jacarepaguá), West Shopping (Campo Grande), Niterói Shopping (Niterói), Itaboraí Plaza, Sulacap Shopping e Guadalupe Shopping.
As carteiras emitidas nos postos de habilitação do Méier e do Boulevard Shopping (Vila Isabel) estão disponíveis na sede do departamento, na Avenida Presidente, 817, no Centro do Rio. Para quem deu entrada em um posto que ainda se encontra fechado, é necessário aguardar a reabertura da unidade.

- Segunda via da Carteira de Habilitação
O serviço só está disponível na sede e nas três unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias, mediante agendamento prévio. Na sede a marcação só acontece pelo teleatendimento e para as unidades do RPT os serviços podem ser agendados pelo site ou pelo telefone.

- CNH emitida antes da pandemia

A entrega acontece na sede do órgão (Centro do Rio), nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias, no Cittá América (Barra da Tijuca), Américas Shopping (Recreio dos Bandeirantes), Center Shopping (Jacarepaguá), West Shopping (Campo Grande), Niterói Shopping (Niterói), Itaboraí Plaza, Sulacap Shopping e Guadalupe Shopping, Niterói (Fonseca) e Três Rios. As carteiras emitidas nos postos de habilitação do Méier, do Boulevard Shopping (Vila Isabel) e 15º Ofício de Notas - Cartório Ouvidor estarão disponíveis na sede do departamento, na Avenida Presidente, 817, no Centro do Rio. Quem deu entrada em um posto que ainda se encontra fechado precisa aguardar a reabertura da unidade.

Na sede, nos postos e nas unidades do Rio Poupa Tempo, o atendimento será das 10h às 16h e nos shoppings, das 12h às 16h. Não precisa agendamento. Basta comparecer nas unidades para retirar o documento. Com exceção das unidades do Rio Poupa Tempo, o atendimento foi dividido em ordem alfabética, conforme tabela abaixo:

Troca da permissão para a CNH definitiva: Disponível apenas na sede e deverá ser agendado exclusivamente pelo teleatendimento. Este serviço está sendo oferecido somente para casos de urgência para pessoas que precisam da CNH definitiva para trabalhar.