Mais Lidas

Voz potente das mulheres pretas

Projeto atua para garantir acolhimento e doações

Criado com o objetivo de promover o empoderamento das mulheres pretas e periféricas, o projeto itinerante Resenha das Pretas precisou se reinventar para enfrentar o período de isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. Acostumadas a promover atividades em espaços culturais, neste período de quarentena, a internet tem sido a grande aliada do coletivo, que leva acompanhamento jurídico, psicológico, faz exposição de produtos e serviços das mulheres. 

"O Resenha das Pretas nasceu a partir de muito samba e disposição. Inicialmente, levamos samba, palestrantes para abordar temas e reflexões relevantes para essas mulheres e exposição de artesanato de mês em mês", afirma Flávia Diniz, idealizadora do projeto e fundadora do coletivo. Ela precisou pausar o projeto durante um período por conta de um câncer descoberto. "Foi um momento muito difícil e resolvi parar com o projeto, mas não foi o fim dele", explica.

Perfil na internet

Através da página no Instagram (resenhadaspretas.oficial), do perfil no Facebook e a partir desta semana no YouTube, Flávia e outras representantes do projeto desenvolvem colunas e lives para tratar sobre saúde física e mental de negros e negras. "Nós estamos fazendo virtualmente um trabalho para as mulheres pretas com a participação de várias mulheres em diversos campos", ressalta Flávia.