Mais Lidas

Toda a força das favelas na reconstrução

Benedita da Silva (PT)

Pré-candidata à Prefeitura do Rio Benedita da Silva, do PT
Pré-candidata à Prefeitura do Rio Benedita da Silva, do PT -

Seria desumano falar sobre o futuro do Rio de Janeiro sem manifestar o meu sentimento pelas 65 mil vítimas fatais da pandemia no Brasil e quase sete mil óbitos no município, em sua grande parte causada pela negligência criminosa do governo federal e estadual e do prefeito Marcelo Crivella.

Nunca aceitaremos a "normalidade" de antes da pandemia, responsável por 75,5% das vítimas de homicídio serem negras e a morte de uma mulher a cada duas horas. O projeto que não aponte para a superação dessa injusta "normalidade" não terá o apoio do povo.

A maioria dos óbitos da pandemia atinge as populações das favelas e periferias, tanto por causa de suas condições precárias de vida quanto pela negligência criminosa do governo federal e municipal.

Mas nenhuma sociedade suporta viver por muito tempo numa situação de miséria, violência e discriminação. Ser uma cidade partida não pode ser uma condenação eterna para o Rio de Janeiro.

Por isso, vamos priorizar as populações das favelas e periferias, fazendo a Prefeitura do Rio tratá-los como valor econômico, social e cultural, pois estão do lado da solução e não do problema.

Para tanto, desenvolveremos o que chamo de PIF (Produto Interno da Favela) para gerar emprego, renda e inclusão para a nossa cidade e elevar a autoestima do povo pobre e negro.

Comentários