Mais Lidas

A missa do novo normal

Celebrações nas igrejas recomeçam hoje com mudanças na liturgia e lugar marcado

Assentos e lugar na fila da comunhão são sinalizados com dois metros de distância entre os fiéis
Assentos e lugar na fila da comunhão são sinalizados com dois metros de distância entre os fiéis -

Com medidas de prevenção e agendamento, as missas com presença de fiéis voltam a acontecer hoje. Apesar de práticas religiosas estarem permitidas pela prefeitura desde o início do relaxamento da quarentena, com os fiéis só agora foi permitido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, que administra as igrejas católicas da cidade, após reunião com infectologistas.

Publicado nas redes sociais, um vídeo explicativo classifica o retorno como "prudente e gradual" e dá orientações sobre as celebrações. Apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter vetado lei que obrigava uso de máscara em templos religiosos, só poderá participar das missas no Rio quem estiver com o item de proteção, como determina a prefeitura.

As regras de prevenção incluem distância de dois metros entre os fiéis, demarcada nos bancos e filas; número reduzido de leitores, músicos e presbíteros; ocupação máxima de 30% da capacidade; uso do folheto digital e aferição de temperatura na entrada. Haverá mudanças na liturgia: não se deve dar as mãos durante o Pai Nosso, o abraço da paz será omitido e os fiéis terão que esticar o braço para receber a hóstia na mão e manter distância. Idosos, pessoas do grupo de risco ou com sintomas da Covid-19 devem assistir às missas pela internet.