Mais Lidas

Centros de Cidadania reabrem para a população

10 espaços estão funcionando para serviços como o acesso à documentação básica em comunidades do Rio e Região Metropolitana

Funcionários foram testados e usam máscaras e álcool em gel
Funcionários foram testados e usam máscaras e álcool em gel -

Fechados durante este período de isolamento social, 10 Centros Comunitários de Defesa da Cidadania (CCDCs) do Estado do Rio de Janeiro reabriram nesta quarta-feira (1/7) para atendimento à população. Estas unidades funcionam nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu e São Gonçalo.

Para a reabertura, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) providenciou todas as medidas para evitar o contágio do novo coronavírus e para garantir o distanciamento social. "Em todos os CCDCs, os funcionários fizeram testes para Covid-19. As unidades estão com recipientes de álcool em gel e oferecem até mesmo máscaras para quem não estiver usando", disse a secretária Fernanda Titonel.

Os CCDCs oferecem vários serviços que levam justiça e cidadania para a população, como busca para certidões (como o de nascimento ou casamento) em outros estados, declaração de hipossuficiência (quando o cidadão afirma não ter condições de arcar com os próprios custos), além de isenção para celebração de casamento, união estável, averbação em certidões e segunda via de carteira de identidade e de certidões (nascimento, casamento ou óbito).

Em 2019 - primeiro ano da atual gestão no Governo do Estado - foram realizados 102.338 mil atendimentos nos CCDCs, representando um aumento de 58% em relação a 2018. Este ano, apesar da suspensão do atendimento presencial durante o período de isolamento social por conta da pandemia, o atendimento dos centros foi superior ao registrado em todo o primeiro semestre de 2019, que foi de 26.144 casos. Até 16 de março deste ano, quando fecharam as portas por causa da pandemia, foram 27.141 registros. “Tivemos um número de atendimentos muito acima do ano passado em apenas dois meses e meio deste ano. Isso demonstra o excelente trabalho realizado por nossos centros comunitários nos últimos tempos”, afirmou a subsecretária de Assistência Social e Segurança Alimentar, Cristiane Lamarão.

Entre os centros que reabriram, oito estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O CCDC Nilópolis funciona às segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h. Já o CCDC do Poupa Tempo da Central do Brasil funciona temporariamente, das 10h às 15h, na sala 621 do prédio da estação de trem, onde funciona a coordenação dos CCDCs. Permanecem fechados os Centros do Poupa Tempo de Bangu, do Cantagalo e do Cesarão, todos na cidade do Rio, além da unidade de Campos de Goytacazes.

Confira locais, endereços e horários de funcionamento

CCDC Acari

Endereço: Rua Guaiuba 150 - Acari

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

CCDC Maré

Endereço: Rua Principal s/nº

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

CCDC Mineira

Endereço: Rua Van Erven 123 - Catumbi

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

CCDC Poupa Tempo Central*

Endereço: Edifício Central do Brasil, na sala 621

Atendimento: Onde funciona a coordenação dos CCDCs,

das 10h às 15h.

CCDC Rocinha

Endereço: Estrada da Gávea 242 - Rocinha

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

CCDC Varginha

Endereço: Rua Leopoldo Bulhões 952 - Bonsucesso

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Região Metropolitana:

CCDC Duque de Caxias

Endereço: Av. Governador Leonel de Moura Brizola 7

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

CCDC Nilópolis

Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, 995

Atendimento: Segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h

CCDC Nova Iguaçu

Endereço: Rua do Gelo 59 - Marapicu

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

CCDC São Gonçalo

Endereço: Rua Gal. Andrade Vilela s/nº - Itaúna

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h