Mais Lidas

Fim da linha Troncal 2 deixa Lapa mais isolada

Moradores reclamam da escassez de serviço de ônibus no bairro

Chamas começaram no início da madrugada de ontem em Bangu
Chamas começaram no início da madrugada de ontem em Bangu -

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a redução das frotas de ônibus transformou o uso de transporte público em um verdadeiro desafio. Moradores do Bairro de Fátima, no Centro do Rio, denunciam o sumiço da linha Troncal 2, que fazia o itinerário General Osório-Rodoviária. "Chego a gastar R$ 21 de passagem, dependendo do lugar da Zona Sul que preciso ir, porque o ônibus simplesmente não passa", se queixou a instrumentadora cirúrgica Danielle Pereira.

A analista de relacionamento internacional Carla Abraão reforçou os problemas de mobilidade da área: "Nunca foi um serviço maravilhoso, mas piorou demais. Já tinham tirado linhas como o 464 e o 433, que faziam um trajeto parecido, para colocar o Troncal 2, agora nem essa opção temos mais".

O deputado Dionísio Lins (PP), presidente da Comissão de Transporte da Alerj, informou que vai encaminhar, hoje, um requerimento de informações ao presidente da Fetranspor e à Rio Ônibus, questionando o motivo.

Mudanças no BRT

Já o BRT anunciou uma readequação da frota para o aumento da circulação de passageiros, com as medidas de flexibilização do isolamento social no Rio. Entre as alterações, a linha experimental 51A fará o trajeto entre a Vila Militar e o Terminal Alvorada, no corredor Transolímpica. A Linha 22 (Alvorada-Jardim Oceânico) funcionará também aos sábados e domingos. A linha 25A (Mato Alto-Alvorada), só nos finais de semana, e a 38 (Alvorada-Fundão) poderá ser usada aos domingos.

Mudanças no BRT

Com as medidas de flexibilização do isolamento, o BRT Rio apresenta mudanças no funcionamento a partir de hoje. O objetivo principal do consórcio é readequar as frotas para o aumento da circulação de passageiros. Entre as alterações, a linha experimental 51A fará o trajeto entre a Vila Militar e o Terminal Alvorada, no corredor Transolímpica.
A partir de agora, além do trajeto diário de 4h à 00h, a linha 22 Alvorada x Jardim Oceânico, funcionará também aos sábados e domingos. A linha 25A Mato Alto x Alvorada, passará a funcionar somente nos finais de semana, de 4h10 às 23h e a linha 38 Terminal Alvorada x Fundão poderá ser usada aos domingos, de 4h à 00h. 
A linha 20, Santa Cruz x Salvador Allende, também sofre alterações e voltará a circular nos dias úteis das 4h20 às 8h10 e das 16h45 às 18h45. Assim como a linha 32A, Galeão x Madureira, que aos sábados será substituída pela linha 42E, Santa Efigênia x Galeão.
*Estagiária sob supervisão de Bete Nogueira